Skip links

Caso de sucesso

Maximize o Desempenho de Desenvolvimento com DORA Metrics! 

Implementação e aplicação de métricas DORA para visualização de resultados em ambientes dinâmicos e conscientização de melhorias de equipes e produtos 

Caso de Sucesso

Descrição

A Better Now, especializada em otimização de processos, alcançou notável sucesso ao implementar as métricas DORA em um cliente, promovendo uma visão abrangente dos resultados em ambientes dinâmicos. A aplicação eficaz destas métricas não apenas impulsionou a confiabilidade no desenvolvimento e sustentação de produtos/serviços, mas também proporcionou uma base sólida para a tomada de decisões embasada em dados concretos. 

Desafios

Identificação das bases de dados e dados relevantes 

É preciso saber identificar quais dados vamos extrair e de quais ferramentas, para garantir a usabilidade e a transformação dos dados em informações relevantes nos próximos passos do processo. 

Unificação, extração e processamento dos dados coletados 

O processo de extração e decisão de qual modelagem de dados usar depende da origem e da natureza dos dados, então é preciso avaliar caso a caso cada uma de suas particularidades. 

Criação de painéis para visualização das métricas 

Desenvolver painéis de métricas robustos, de fácil entendimento e que não cansem quem os estiver lendo pode ser uma tarefa complexa. 

Como foi feito

Para identificação e entendimento das bases de dados extraídas foram necessárias diversas reuniões com representantes das ferramentas, além de extensiva leitura da documentação dessas ferramentas, especialmente de suas APIs. 

Uma vez identificadas a/as origem/origens dos dados começa o processo de unificação, ou seja, a criação da base de dados que manterá todos os dados extraídos dos diversos sistemas. Diversos tipos de modelagens podem ser adotados, no caso em específico, a modelagem relacional tradicional foi adotada para comportar os dados e a modelagem dimensional snowflake que será utilizada na criação dos painéis de métricas. 

Com a base de dados estabelecida, criamos os extratores em python para coletar os dados e armazená-los na base unificada, isso nos permite manter um histórico para consultas futuras, como, por exemplo, na utilização dos dados em análises preditivas para identificar possíveis comportamentos futuros ou até mesmo em modelos de machine learning. 

Realizamos as agregações necessárias, como médias e totais, para então, através de dashboards no power bi, publicarmos as métricas Dora para a organização 

  • Aumento de confiabilidade no desenvolvimento e sustentação do produto/serviço.
  • Possibilidade de tomada de decisões baseada em dados concretos.
  • Capacidade aprimorada de analisar qualidade de entregas utilizando lead time, quantidade de falhas de implantações e tempo de restauração de serviços.
  • Visibilidade de desempenho das equipes através de filtros em painéis interativos.
  • Criação de cultura de melhoria contínua baseada nos resultados extraídos pelas métricas.

Enfrentamos desafios, mas nossa abordagem estratégica resultou em soluções eficazes. Saiba como identificamos dados relevantes, unificamos informações com precisão e desenvolvemos painéis interativos envolventes. Adote as métricas DORA para impulsionar sua cultura de melhoria contínua.

Precisa de ajuda?