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Alcançando sucesso em sua Startup

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Todos nós já tivemos pelo menos uma boa ideia para montar um negócio e quem ainda não teve, um dia também terá. A questão é que ela representa uma pequena parte para alcançar o sucesso, pois para isso, será necessário muito trabalho e dedicação, além de outros fatores importantes que irei comentar a seguir.

O planejamento do negócio é essencial para que seja possível identificar logo no início se aquela boa ideia é possível de ser implementada e o mais importante, se é viável. Levando em consideração oferta e procura, concorrência, estrutura necessária, mão de obra, valor de investimento e o tempo de retorno, entre outros fatores que deverão ser analisados para você decidir se valerá a pena dedicar seu tempo nessa empreitada.

Nem sempre temos o dinheiro necessário para investir na nossa boa ideia, muitos podem se arriscar em um empréstimo, outros até mesmo buscar investidores, que neste caso, visando a maximização de lucros, poderão interferir na forma que você idealizou sua ideia e remover a essência do seu negócio. Por isso, uma boa sugestão é a implementação por fases ou o crescimento controlado, onde você utilizará dos próprios lucros obtidos para alcançar o sucesso.

A fidelização dos clientes também é um fator importantíssimo, afinal, são eles que pagarão pelo seu serviço ou produto. Desenvolver o trabalho focando sempre na satisfação do cliente, ouvir as críticas e sugestões, fazer os ajustes necessários, esses são vários exemplos de como fidelizar seus clientes.

Cative seus colaboradores, faça que o seu negócio também seja o negócio deles, crie um ambiente agradável. Lembre-se que seus colaboradores representam a imagem do seu negócio e muitas vezes também o know how.

Manter o negócio saudável nem sempre é uma tarefa fácil, é preciso muita disciplina e organização. É altamente recomendável que o empreendedor não misture atividades operacionais com administrativas, sendo factível a contratação de pessoas especializadas na realização de atividades fora de seu domínio, evitando assim que ocorram situações inesperadas decorrentes da sua falta de experiência ou tempo para dedicar a essas atividades que são extremamente importantes para a manutenção do negócio.

Sempre que possível, inove, traga novas soluções para o mercado, ou até mesmo aquele velho e esquecido “arroz com feijão” tão difícil de encontrar nos dias de hoje, pode acabar se tornando parte do seu diferencial.

 

Autor: Giancarlo Verdum – Sócio fundador da Better Now